Ainda que esta foto não foi tomada na Amazônia brasileira, minha viagem pela floresta andina foi ótimo! Se você quiser ler mais sobre minha pesquisa, leia o blogue que escrevi sobre a minha viagem de pesquisa. |
A Floresta Amazônica é um grande ato de equilíbrio. Tudo o que a floresta produz é aproveitado para que ela floresça. O solo da floresta não é rico em nutrientes, mas todas aquelas árvores podem crescer porque têm os nutrientes da decomposição das folhas, frutas, e os animais mortos. No clima da Floresta Amazônica é quente e úmido, e chove quase todos os dias. A Floresta é tão diversa que tem milhares de espécies de flora e a fauna, incluindo oitenta por cento das espécies animais do Brasil e até vinte por cento das espécies vegetais do planeta.
Também é preciso falar do famoso dossel florestal. Nas folhagens das árvores formam uma camada conhecida como dossel. E ai onde a maioria das espécies da floresta moram, e aquelas espécies têm adaptações diferentes que lhes permitem moram lá. Por isso, o dossel florestal éum dos principais interesses da comunidade científica.
Não obstante, os científicos não são os únicos que estão focados na Floresta Amazônica. Muitos grupos ambientais têm seus olhares fixos na Floresta. Alguns deles são o Greenpeace no Brasil, a Fundação Vitoria Amazônia, e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. Sua missão é proteger a floresta através da educação ao publico e da promoção de programas que conservam a biodiversidade e o ambiente. Esses grupos, e muitos outros, existem porque a Floresta Amazônica enfrenta ameaças de muitos lados. De um lado tem as corporações que querem minar o ouro ou o petróleo. Eles não se preocupam quando poluem a terra ou aos rios. Rios poluídos não são maus só para a biodiversidade dos peixes, mas também para as comunidades pesqueiras que precisam dos rios limpos para se sustentar. Mas algumas ameaças à floresta vêm das mesmas comunidades locais na forma do desmatamento ilegal. E lucrativo cortar as árvores e vender os troncos, mas muitas famílias pobres não o fazem por avareza. Em vez, eles o fazem pela necessidade para poder viver.
Para concluir, a Floresta Amazônica e um lugar único no mundo. Ninguém pode saber quanta informação científica nem quantos segredos a floresta guarda, mas todos sabem que as riquezas da Floresta são de valor inestimável. Só temos uma Floresta Amazônica. Assim mesmo, só somos uma raça humana. Juntos, tivemos que trabalhar para assegurar que nossos filhos e nossos netinhos ainda cheguem a ter uma Floresta para eles disfrutarem, explorarem, e protegerem.
No comments:
Post a Comment